Major João Roseiro
Nota biográfica:
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas pela FFUL e em Ciências Militares na Academia Militar desde 2008. Frequência de vários cursos no âmbito da saúde militar, nomeadamente Pós-Graduação em Saúde Militar, nível I e II, Curso de Promoção a Capitão e Curso de Promoção a Oficial Superior. Curso Pós-Graduado em Aconselhamento ao Viajante para Farmacêuticos pela FMUL. PAGEF (Programa Avançado em Gestão para Executivos Farmacêuticos) pela UCP. A frequentar o Curso de especialização em Administração Hospitalar pela ENSP.
Como oficial superior exerceu funções no departamento de logística farmacêutica do Laboratório Militar, no apoio farmacêutico às farmácias militares, forças nacionais destacadas e hospitais militares, em medicamentos e dispositivos médicos. Em 2019 foi projetado com uma equipa sanitária, integrado na Força de Reação Imediata para Moçambique, em virtude do ciclone Idai. Em março 2020, integrou a Célula de Resposta à COVID-19 no Comando das Forças Terrestres, no âmbito do planeamento da atividade do Exército no apoio às estruturas militares e civis que deram apoio à COVID-19. Em junho de 2020 inaugurou o Centro de Acolhimento Militar à COVID-19 no antigo Hospital Militar de Belém, para chefia dos serviços farmacêuticos.
Desde novembro de 2019 que é o Adjunto do Chefe da Repartição de Estudos, Planeamento e Qualidade da Direção de Saúde Militar no EMGFA. No Estado-Maior do Coordenador da Task-Force assumiu funções de Oficial de ligação à DGS, foi Chefe da Equipa de Apoio à Vacinação (CEAVAC) na Operação Ilhas Periféricas nos Açores e Coordenador do Centro de Vacinação Pavilhão 3 da Cidade Universitária, em Lisboa. Atualmente faz parte do Núcleo de Coordenação e Apoio ao Ministério da Saúde, na Divisão de Assuntos Técnicos e na Divisão de Comunicação.
É consultor farmacêutico na linha SNS24 e na área da distribuição farmacêutica.