logo-S
Dr.Ricardo-Mexia

Dr. Ricardo Mexia

Nota biográfica:

 Trabalha principalmente na área das doenças transmissíveis e da vigilância epidemiológica, tendo estado envolvido na investigação e controlo de diversos surtos (incluindo o surto de sarampo de 2016 e de Doença dos Legionários no Vila Franca de Xira em 2017). 

Responsável da vigilância epidemiológica de diversos eventos de massas (Festival BOOM, Festival Andanças, Portugal Fashion, Moda Lisboa, Centenário da Peregrinação a Fátima, Eurovision Song Contest, Carnaval de Torres Vedras, entre outros) com o desenvolvimento de diversas soluções tecnológicas. 

Integra actualmente o Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, onde é formador de diversos cursos na área da epidemiologia, coordena a Plataforma de vigilância participativa Gripenet, com contributos para a vigilância da epidemia sazonal de gripe e colabora no processo de avaliação do Plano Nacional de Saúde. 

É Assistente Convidado no Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (desde 2014) e no Curso de Mestrado Integrado em Medicina e da Licenciatura em Ciências Biomédicas, Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas, Universidade do Algarve (desde 2015). É ainda docente convidado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Lisboa (desde 2021). Tem ainda diversas actividades lectivas com outras instituições de Ensino Superior (Universidade Católica Portuguesa, Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Minho, ISCIA, entre outras). 

Trabalha regularmente como consultor na área da Saúde Pública. 

Mais de 30 trabalhos publicados e apresentados em reuniões científicas nacionais e internacionais, nas áreas de Vigilância Epidemiológica, Emergência em Saúde Pública e Eventos de massas (mass gatherings). 

Participa regularmente como entrevistado em temas de saúde em diversos órgãos de comunicação (TV, rádio, online, imprensa escrita), tendo também colaboração regular em podcasts e webinars. 

É licenciado em Medicina (2002) pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, concluiu o Mestrado em Saúde Pública (2013) na Escola Nacional de Saúde Pública e é graduado do EPIET-European Program for Intervention Epidemiology Training do ECDC, tendo estado no Folkehelseinstittutet (Noruega 2009/11). É também pós graduado em Gestão de Unidades de Saúde, na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais, Universidade Católica Portuguesa (2008) 

É Auditor de Defesa Nacional desde 2019. 

Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar (desde 2021). 

Presidente da Secção de Controlo de Doença Transmissível da Federação Europeia de Saúde Pública (desde 2021). 

Pai de 3 rapazes enérgicos, viajante compulsivo e cidadão do mundo.